terça-feira, 6 de outubro de 2009

Que Pais somos nós?

 

"Já tenho sido vítima destas crianças sem limites, sem cultura e sem educação que me atropelam nos corredores dos shoppings e restaurantes, que gritam suas exigências e fazem cenas públicas, sem que seus pais tomem qualquer atitude além de prometer algo em troca de sua colaboração..."

"crianças e adolescentes que fazem sofrer também devem sofrer muito. Afinal, eles não são monstrinhos, como tendemos a pensar. Se fossem, seria mais fácil. São gente. E gente sofre. "

(trechos retirados do texto Entre os muros da outra escola ELIAN E BRUM)

Li o texto no blog: Pequeno guia prático para mães sem prática, que também foi linkado no blog da Dani , ele foi  foi tirado do site da revista Época e entre tantas coisas importantes e verdadeiras ditas nesse texto, desejo aqui chamar atenção para um ponto: a necessidade de mudarmos essa realidade.

Penso que, a primeira coisa a se fazer, é refletirmos sobre que crianças pretendemos formar?  De que maneira estamos fazendo isso?  pois,  como foi dito no texto citado : essa violência começa não fora, mas dentro de casa, tendo os pais como cúmplices – quando não como exemplos. já perceberam que o filho do vizinho é que é um pestinha? por exemplo:

  • se o filho do vizinho bate no nosso filho: ele é mau  educado, um pestinha! ;  mas, se é o nosso que bate: ele está só se defendendo!
  • se o coleguinha da escola chama palavrão, ele tem a boca suja e a mãe é desnaturada, se é o nosso: ele está esperto e reproduz tudo o que ouve;
  • se o filho do vizinho bate na cara da mãe, desobedece a professora, xinga o avô ele é um pestinha e não o queremos perto do nosso filho;  mas, se é o nosso que faz isso: ele está com problemas comportamentais.....

Violência começa em casa, sei que não poderemos responder nem escolher pelos os nossos filhos mas, poderemos orientá-los melhor. Será que estamos fazendo o suficiente? será que não estamos esquecendo de olhar para os nossos filhos ?

Desejo que Deus, ilumine nossos caminhos e retire de nós as vendas que nos impede de enxergar a violência que muitas vezes se encontra debaixo do nosso nariz. é por eles, para que sofram menos que devemos ser pessoas melhores!

DSC_0302 copy

5 comentários:

Cynthia Santos disse...

Oi, chegando agora...
Esse texto também foi linkado no Ombudsmãe, e lá eu deixei um verdadeiro livro no comment...eheheh eu acredito piamente que nós somos os responsáveis pelos futuros adolescentes bem educados do planeta, e também acredito que já começamos a mudar alguma coisa, principalmente quando nos questionamos como você o fez em seu post. Só assim conseguiremos entregar à vida pessoas bem-educadas, bem-resolvidas e sem traumas.
Beijos!

Coisas de Miguel disse...

ai Dani...esse é um tema que me preocupa e muito...rezo muito todos os dias pedindo orientação e sabedoria para educar meu pequeno...sei que ninguem é perfeito, eu então, estou longe disso, mas quero fazer o melhor que eu puder ...afinal o mundo lá fora é duro e nosso filhos tem que aprender a diferenciar o caminho do bem e do mal...Deus ilumine a todas nós mães....um beijão querida

Flavia disse...

Oi Dani, vc deixou um recadinho lá no blog sobre a campanha "follow", mas eu já te sigo, eu e os pezinhos do Joao.

bjs

Val disse...

Nela, falei sobre esse texto no meu blog tb, no domingo. Falei pq queria comentar no Pequeno Guia Prático, mas o comment ficou extenso e resolvi transformar num post. O que penso sobre isso está lá. Só queria falar sobre o que vc pensa, mas isso faço pessoalmente.

*LIH* disse...

Oi querida. Vc jah tem um bebezinho, que lindo!! Obrigada por acompanhar meu blog, tb vou acompanhar o seu, assim vou aprendendo um pouquinho como é ser mãe de um menino!!

Beijocas :)